quarta-feira, 21 de setembro de 2011

B36 e o "Canto Farrapo"

Assis Brasil, líder político gaúcho, fez uma poesia sobre a Revolução Farroupilha:

Canto Farrapo

“Pra que quero mais glórias na vida,
Se de Glórias transborda meu carro?
Já peleei junto ao Neto Valente,
Militei com Davi Canabarro.
Fui soldado de Bento Gonçalves,
João Antônio me viu ao seu lado;
Na peleeia fui sempre valente,
Sempre guapo no pingo montado.
Esse grande, imortal Garibaldi,
Que da Itália cá veio guapo,
Teve em mim um fiel companheiro,
Destemido, valente farrapo.
Nas peleeias mais rijas, cruentas,
Sempre firme na frente me achei;
Que na frente é o lugar dos farrapos
Que combatem com crença na lei.”

Existem muitas palavras utilizadas no Rio Grande do Sul que o restante do Brasil desconhece. Os alunos da turma B36, professora Simone Marly, tomanado como base o poema "Canto Farrapo", vieram ao L.I. pesquisar essas diferentes terminologias.
Foram pesquisados os nossos heróis da Revolução Farroupilha como: Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário